Página Inicial Notícias Mais 5 municípios aderem à RedeSimples no Ceará
Mais 5 municípios aderem à RedeSimples no Ceará
Qui, 15 de Março de 2018 00:00

As novas empresas de Icó, Carnaubal, Santa Quitéria, Milagres e Assaré contarão, a partir de hoje (15/03), com processo mais simplificado e com maior agilidade para realizar seu registro e formalização, por conta da integração desses municípios à Rede Nacional para Integração do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, RedeSimples. Com a adesão, a prefeitura passa a realizar a análise da Viabilidade Locacional, que verifica se a atividade se adequa ao endereço onde a empresa vai funcionar.

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “a RedeSimples possibilita a simplificação do processo de abertura de empresas, tendo em vista que o empreendedor saberá antes do registro, se a empresa poderá se instalar em determinado local. Além disso, as empresas poderão receber os alvarás e licenças necessárias ao funcionamento da empresa pelo Portal de Serviços”, destacou.

Os municípios também farão a emissão de Alvará de Funcionamento, Licença Sanitária, Inscrição Municipal e Registro Sanitário das empresas via Portal de Serviços do integrador Estadual. A integração facilita para o cidadão que não precisará mais ir até as secretarias e órgãos responsáveis pela emissão desses documentos.

Consulta de Viabilidade

O primeiro passo para registrar e formalizar uma empresa no Ceará é a Consulta de Viabilidade. Hoje, todas as empresas precisam realizar a consulta, porém as viabilidades referentes a empresas de municípios que ainda não integraram à RedeSimples, passam apenas pela análise do nome empresarial.

A seguir, o passo a passo de como realizar e verificar a resposta da Consulta de Viabilidade:

A Consulta de Viabilidade verifica a existência de empresas com o mesmo nome e a adequabilidade do endereço onde a empresa funcionará, de acordo com a atividade que exercerá, por isso é fundamental informar o número do IPTU correto. A consulta, se aprovada, tem validade de 3 meses, que é contada a partir da data de deferimento.

Nova Viabilidade

Faça a consulta de viabilidade, informando o ato de inscrição de primeiro estabelecimento (matriz), com até três opções de nome empresarial que deseja para a empresa. A Junta Comercial fará análise dos nomes para verificar a disponibilidade; e a Secretaria municipal, de onde a empresa se instalará, vai verificar a adequabilidade.

ATENÇÃO: Para a pergunta “Esta consulta de viabilidade é SOMENTE para fins de regularização de dados cadastrais perante a Receita Federal do Brasil?”, deve clicar em NÃO.

A opção SIM é destinada a documentos já registrados na Junta Comercial, mas que não foram informados à Receita Federal. (antes da implantação da RedeSim)

Informe na viabilidade os dados da empresa, tais como a natureza jurídica, objeto social, atividades econômicas(CNAEs) e endereço;

Conclua a consulta e aguarde o resultado da análise.

Verificar resultado da Viabilidade

Para consultar o resultado da Viabilidade, acesse o Portal;

No item Viabilidade, clique em pesquisar e informe o número da Consulta (letras e números);

O sistema vai informar o resultado de cada análise (Junta Comercial e Prefeitura)

OBSERVAÇÃO: A viabilidade pode ser indeferida pela Jucec ou pela secretaria responsável pela análise da adequabilidade. Mesmo que uma das análises seja deferida, é necessário cancelar a viabilidade e refazê-la, tendo em vista que para prosseguir o processo, é preciso ter o deferimento dos dois órgãos.

Assessoria da Junta Comercial do Estado do Ceará

Abril 2018