Página Inicial Notícias Simplificação dos processos aliada a tecnologia é apresentados em seminário durante Encontro das Juntas Comerciais
Qua, 23 de Agosto de 2017 00:00

A simplificação do processo de abertura de empresas, por meio de sistemas de registro empresarial, integrador entre órgãos de inscrição e licenciamento e coletor nacional foram apresentados no seminário “A Junta Comercial do Futuro”, no primeiro dia do Encontro Nacional das Juntas Comerciais, ENAJ, na manhã de hoje (23/08), no Marina Park Hotel.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, iniciou o evento apresentando as inovações realizadas pela Autarquia cearense neste ano. “Nós compreendemos que a solução para desburocratizar o trâmite interno na Junta Comercial e de fazer o link com o integrador estadual, através do sistema de registro mercantil era o meio para que pudéssemos concretizar a simplificação dos processos. A importância do SRM é de fato muito contundente para a Junta que quer efetivamente simplificar o registro mercantil nos seus estados”, destacou.

O gerente de projetos da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, RedeSim, o auditor da Receita Federal Carlos Nacif, apresentou o painel “O papel das juntas no processo de implantação da RedeSim”, onde destacou que “as juntas assumiram a função de integrador estadual, por isso é importante que as autarquias tenham essa amplitude de ir além do registro mercantil. A Junta tem a função de agregar todos os atores que participam do registro e legalização das pessoas jurídicas”, ressaltou.

O processo de implantação do Sistema de Registro Mercantil, SRM, na Junta do Ceará foi apresentado pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade, CRC-CE, Clara Germana, no painel “O impacto do SRM na simplificação do serviço contábil”. “Apresentamos as dificuldades e desafios que tivemos no início da implantação do SRM, e na integração com os profissionais contábeis, empresários e sociedade. Estamos colhendo frutos desse trabalho e buscando a redução para 5 dias no tempo de abertura de empresas”.

Decembro 2017